Eu assisti:Ender's Game

21:44

Quando eu compreender meu inimigo o suficiente para derrotá-lo, então neste momento, também o amarei.
A.E. Wiggin.

    Ender's Game se passa em um universo onde o planeta Terra foi invadido por alienígenas chamados de Formics. Já fazem várias decadas desde que Mazer Rackram salvou o planeta dos Formics à custo da própria vida, mas isso não quer dizer que as coisas seguiram normalmente. Agora as crianças são postas em um tipo de academia do governo para serem treinadas fisicamente e mentalmente para se tornarem comandantes em uma guerra vindoura contra os Formics. O governo afirma que as crianças assimilam conhecimento mais rápido do que os adultos e são mais capazes de entender novas coisas.
   Ender(Asa Butterfild) é uma dessas crianças, quando está em combate com alguém busca entender a maneira como essa pessoa pensa e derrotá-la de uma forma que possa evitar com que ela pense em atacá-lo de novo. E por causa de sua forma de pensar Ender chama a atenção do coronel Graff(Harrison Ford), o qual acredita que Ender se tornará o comandante no ataque contra os Formics. E ele estava certo.
   Ender sai da escola básica e passa para uma mais avançada, onde qualquer comunicação com sua família é cortada. A escola onde Ender se encontra agora é dividida de duas maneiras, os "Launchies" que são os iniciantes da escola militar e os times. Os times tem um comandante e cada time deve lutar contra outros como treinamento. Ender se mostra tão bom em combate que não só sai dos "Launchies" rapidamente como também se torna capitão de sua própria equipe.
   A fé do Coronel Graff é tanta em Ender que quando ele se torna líder de sua equipe ele é forçado a batalhar não contra uma outra equipe como é de costume, mas contra duas e ainda sim acaba ganhando de fuma forma genial. Visto a grande habilidade técnica de Ender em batalha ele é promovido ao próximo estágio da escola, onde será treinado por Mazer Rackram. No entanto Ender e quase toda a população terrestre achava que Mazer estava morto, pois o vídeo que retrata sua vitória mostra sua nave sendo jogada contra a maior nave alienigena e então ambas explodem. Mazer exibe para Ender um vídeo com mais detalhes, onde além de mostrar Rackram ejetando de sua nave também mostra que quando a nave mãe explodiu todas as outras pararam e simplesmente caíram. O que faz com que Ender comece a questionar como os Formics pensam, em todas as batalhas ele tenta entender a forma do inimigo agir e pensar, no entanto não faz a miníma ideia de como os aliens pensam.
   Começa a perceber as coisas quando começa a comandar as frotas, baseando-se no fato de que os Formics se assemelham à formigas Ender chega a conclusão de que a nave destruida por Mazer era a rainha e quando ela foi destruída as outras naves simplesmente não tinham orientação e paravam. Durante as simulações Ender também reparou que os Formics esperavam ele investir para atacar ou se defender, o que o levou a pensar que talvez os Formics agora houvessem se tornado pacíficos, não haviam atacado o planeta Terra mais então se houvesse uma forma de se comunicar com eles talvez fosse possível evitar toda essa guerra.
   No entanto Ender não tem mais tempo para pensar sobre os Formics, é o grande dia da última simulação, onde se ele ganhar se torna o líder do ataque ao planeta dos Formics. Quando Ender finalmente ganha da simulação lhe é contato que todas as simulações que ocorreram ali eram na verdade lutas reais contra os Formics, e que cada nave que Ender perdia centenas de pessoas morriam.
  Sentindo um ódio de si mesmo e de todos ao seu redor Ender acha um ovo de rainha de Formic e agora que cometeu genocidio contra os Formics foi promovido à  almirante e tem sua nave própria. A ultima cena do filme é Ender saindo da estação espacial em sua nave levando o ovo de rainha em busca de um novo planeta.

   O filme é baseado no primeiro livro da saga Ender's Game, que é seguida pela saga Ender's Shadow de Orson Scott Card. Muitas pessoas acharam o filme sem graça por o filme ser só Ender dando ordem à naves e não ter nenhum combate gigantesco realmente, no entanto, acho que essa é a graça do filme. Ender's Game é um filme de ficção cientifica que mostra que Sci-fi não precisa ser só lasers disparando por todos os lados e guerras intergalácticas, mas que Sci-fi pode também ser algo mais filosófico e menos agressivo. Um filme que eu realmente recomendo.

You Might Also Like

0 comentários