Farenheit:11 de setembro - Isto é a vida real? Ou é fantasia?

20:19

O filme é um documentário feito por Michael Moore e pode ser dividido em duas partes, a primeira foca no atentado de onze de setembro quando aviões supostamente comandados pela Al Quaeda se chocaram contra as torre gêmeas do World Trade Center e mataram três mil pessoas. E a segunda retrata a invasão dos soldados americanos no Iraque.
A primeira parte do filme mostra pirncipalmente como as eleições de 2000 nos E.U.A. entre Al Gore e George W. Bush foram manipuladas. Primeiro grande parte dos estados apoiavam Al Gore e várias emissoras previam que ele era preferido para a presidencia em todos esses estados, no entanto, em determinado momento a Fox News afirmou que Bush era o preferido na California e então todas as outras emissoras começaram a dizer o mesmo. Muitos jornais e intelectuais afirmam que caso houvessse uma recontagem Al Gore ganharia as eleições, no entanto, naquele momento em especial o responsável da Fox News era o primo em primeiro grau de George Bush, além do que a responsável pela campanha eleitoral de Bush também era a responsável pela contagem dos votos, a qual contratou uma empresa para retirar todos os que não votariam em Bush da lista de eleitores, os negros em suma.
Na sessão conjunta da camera de deputados e senadores, vários deputados tentaram objetar contra o empossamento do presidente Bush com vários documentos assinados por centenas de pessoas, no entanto para a objeção valer era necessário a assinatura de pelo menos um senador e câmera dos senadores se absteve, o que deu passe livre para Bush se tornar presidente. No dia de sua posse, as pessoas que não puderam votar, no geral negros, atiram ovos no carro de Bush e fazem protesto, atrapalhando a marcha do presidente e fazendo com que o carro tenha de acelerar.
O resto da primeira parte do filme gira em torno da relação entre a família Bush e a família Bin Laden, a qual pertence o suposto responsável pelo atentado às torres gêmeas Osama Bin Laden, a família do presidente Bush lidera ao lado da família Bin Laden um dos maiores grupos economicos dos E.U.A. responsável por tanques de guerra e outras coisas em várias áreas, o grupo Carlyle seria um dos que mais lucrariam caso os E.U.A. tivessem problemas sócio-economicos, o filme também mostra o quanto foi facilitado para a família Bin Laden sair do país, enquanto dificultada para outros sauditas saírem e entrarem. Fahrenheit/9 também mostra a reação do presidente Bush quando lhe contam que as torres caíram, nula, ele simplesmente continua fazendo o que estava fazendo, o que leva à muitas pessoas acharem de que Bush já esperava pelo ataque, além do fato de haver um documento que predizia isso chamado de "Bin Laden e a Al Quaeda pretendem atacar os E.U.A. e de que Bush tentou impedir a investigação a cerca do ataque.
A segunda parte do documentário gira em torno da ocupação do Iraque que nada realmente tinha haver com toda essa história e por uma tentativa de oferecer liberdade ao povo Iraqueano que era governado pro Sadam Husseim.

É um filme interessante, que mostra um lado bem diferente do que no geral é mostrado, é um documentário bem feito, com fatos concretos e que levanta perguntas pertinentes.


You Might Also Like

0 comentários