Filme VS Livro: Maze Runner - Correr ou morrer.

10:30

    The Maze Runner - Correr ou morrer é o primeiro volume de uma trilogia de cinco livros escritos por James Dashner. Sendo os três primeiros deles (Correr ou morrer, ordem de fogo e a cura mortal) sequencias. E os outros dois mostram um pouco mais sobre o universo em que se passa a história, Ordem de extermínio, revela início de tudo e Maze Runner Arquivos contém relatos de certos personagens e vários desenhos.
     Eu li Correr ou morrer duas vezes, uma em 2012 e outra recentemente e devo dizer que é meu livro favorito, então minhas expectativas para o filme era
m bem altas.
     A história acompanha Thomas, um garoto que acorda em um elevador sem qualquer memória de seu passado. O elevador deixa Thomas em uma clareira onde vivem pelo menos outros trinta garotos, os quais assim como ele não lembram mais nada além do próprio nome. A clareira onde Thomas está é cercada por labirintos com muros de mais de cem metros. Nesses labirintos vivem estranhas criaturas chamadas Verdugos, as quais injetam um tipo de veneno nos Clareanos - como os meninos da clareira se denominam, As portas do labirinto abrem de manhã e fecham ao entardecer. É explicado para o Thomas, e para o leitor, que todo mês chega um garoto novo pela caixa e suprimentos para eles se manterem ali, mas nunca chegam informações. Os clareanos são divididos em vários grupos, cada um com sua função. Cada grupo tem um líder, chamado de encarregado. No livro Thomas sente que ele deve ser um corredor, que são as pessoas que correm diariamente pelo labirinto buscando uma saída daquele lugar. Alguns dias depois da chegada de Thomas chega uma menina, Teresa. Ela traz em sua mão um papel onde está escrito que ela é a última, subitamente diz "Tudo vai mudar" e então entra em coma.
 
    Principais diferenças entre o filme e o livro:
     Não houveram muitas mudanças drásticas, o que aconteceu foi que certas coisas do livro foram encurtadas, por assim dizer. Mas essas coisas são o suficiente para deixar qualquer fã bravo. Também foram colocadas algumas coisas desnecessárias no filme, como uma cena onde chove na clareira, e uma festa entre os clareanos. Thomas só lembra seu nome no segundo dia e não logo quando chega. O Gally, que pode ser visto como antagonista, foi tornado bem menos irritante e insuportável no filme. Além do que os outros personagens não ganham quase nenhum foco, a comunicação telepática entre o Thomas e a Teresa foi removida, assim como a existência dos besouros na clareira
. A forma como eles escapam do labirinto é bem diferente. Mas nem todas as mudanças são ruins. Em uma das paredes da clareira existe o nome de todos os meninos e aqueles que morreram são riscados.
     Sinceramente, apesar de certas infidelidades ao livro Maze Runner - Correr ou morrer é um filme surpreendente, que prende o espectador e tem um final surpreendente. Recomendo que se você ainda não viu o filme, vá ver agora e compre o livro logo em seguida.

You Might Also Like

1 comentários