Leviatã, Scott Westerfeld.

15:39


Leviatã é do mesmo autor da série os Feios(A qual não li, e nem pretendo ler.) e mostra a primeira guerra mundial de uma forma inimaginável, colocando monstros gigantescos produzidos em laboratórios contra enormes robôs com armamentos pesados.
Uma capa linda e uma história emocionante, para quem gosta de ficar horas admirando a capa de livros assim como eu, vai amar a de Leviatã pois além de ser linda e maravilhosa, ela tem partes em alto relevo o que faz com que a cada cinco minutos passe o dedo em cima. Outra coisa interessante que vi no livro foi um mapa na parte de dentro da capa, sim um mapa colorido e cheio de detalhes da Europa imagina por Scott Westerfeld.


A história tem dois protagonistas o príncipe mestiço do império Austro-Húngaro, Aleksandar Ferdinand e a misteriosa Deryn Sharp, cada um de um dos lados da guerra Aleksandar(Alek para os íntimos u.u) é um mekanista enquanto Deryn Sharp é uma Darwynista, pessoas que usam inúmeros animais que são simplesmente a fusão de outros inúmeros animais. A história começa com Alek brincando de guerra com peças e mapas quando seu tutor e esgrima o Conde Volger e o mestre de mákinas (Sim com "K") Klopp o levando para um treinamento noturno. O treinamento é simplesmente controlar um robô gigante chamado de Ciclope Stormwalker, algo que Alek sempre sonhou porém nunca esperava que seu sonho se realizasse tão cedo.
Os professores do garoto conduziram-o noite adentro, sem nunca revelar o que havia acontecido. No entanto noite vai e conversa vem Alek começou a desconfiar que algo que estava errado.
Então lhe é contado que seus pais o Arquiduque e uma plebeia haviam sido assassinados recentemente, Alek obviamente não acredita e tenta fugir, porém é apagado pelos professores. Ao acordar Volger e Klopp tentam lhe explicar o que aconteceu, mas ele só acredita quando é atacado por outras máquinas mekanistas e então percebe o quão as coisas realmente estão fodidas.
Enquanto isso no Reino Unido Deryn Sharp uma garota de família simples está indo disfarçada de menino junto com seu irmão Jaspert para o teste do exército.

No entanto ela não esperava que seu teste fosse voar em um Huxley, - Um tipo de água viva misturada com outros seres vivos que voa expelindo hidrogênio. - Estava tudo indo tão bem, ninguém descobrira que ela era na verdade uma menina e depois da morte de seu pai era a primeira vez que voava, no entanto uma tempestade estava a caminho. Claro podia avisar sobre a tempestade, mas e se ela não chegasse ficaria conhecida como covarde? Não, ela simplesmente continuou lá encima aproveitando a vista, mas o tempo cada vez parecia passar mais devagar e a tempestade estava ficando cada vez mais próxima o que faz com que o monstro fique nervoso e comece a ir em direção a uma muralha..

A única forma de se salvar é soltando o cabo que prende o animal, no entanto isso faz com que ela fique presa no céu por horas até ser resgata por um enorme respirador de hidrogênio com o estranho formato de uma baleia. O Leviatã.
Deryn agora a salvo no ser se torna parte da tripulação. História vai e história vem mostrando a nova vida de Alek como um quase plebeu, e a de Deryn como tripulante do Leviatã com inúmeras e belas ilustrações feitas por Keith Tompson, novos personagens são apresentados a trama. 
Finalmente o Leviatã recebe uma missão, aterrissar em um lugar publico para pegar uma mulher com chapéu-coco, ou seja uma cientista, sua equipe e uma misteriosa carga que deve ser levada a para a Constantinopla. 
Enquanto isso Alek e seus amigos correm em direção a Suíça onde podem se refugir em um castelo abandonado preparado a muitos anos pelo seu pai caso algo como aquilo acontecesse. No entanto a paz de Alek não durou tanto, o Leviatã fora atacado por mekanistas e fez um pouso forçado a poucos metros do castelo. O garoto vendo todas aquelas pessoas sofrendo vai ajudá-las mesmo que Volger tenha lhe proibido. Alek acaba sendo capturado por Deryn, não pense que ela ficou infeliz com a ajuda, mas ela devia seguir protocolos. E quando o garoto tenta avisar que caso não lhe libertassem outros viriam, a tripulação ri e pergunta porque ele acha isso. Evita dizer quem é. Volger vem resgatá-lo com o Stormwalker, assim como o garoto havia dito, no entanto Alek o convence a ajudar e eles acabam por entregar toda a comida necessária para que o Leviatã volte a voar, já que ele é um organismo vivo ele precisa comer. Enquanto tudo é preparado a tripulação do Leviatã acaba sendo atacada, Alek vendo isso não pode ficar parado e tenta ajudá-los revelando assim para as pessoas que o caçavam onde ele estava. Um dos dois "aviões" que lhes atacaram acaba fugindo e agora tanto o Stormwalker quanto o Leviatã estão incapazes de se moverem, e com a eminente ameaça de serem atacados novamente dali dois dias. Então que os personagens tem a ideia de colocar os motores do Stormwalker no Leviatã e aos trancos e barrancos tudo acaba dando certo e eles escapam deixando os inimigos para trás. O último capitulo do livro mostra Delyn tentando contar para Alek que na verdade é Deryn, no entanto é interrompida pela Dr. Barlow -, que se revela neta de Darwin, - Deryn deixa Alek a sós com a sua tarefa, cuidar do ovo de um monstro produzido pelos Darwinista que pode mudar o rumo da guerra.

Esse é o fim do primeiro Livro, A missão secreta e sua continuação é a Besta.

Bom pessoal, espero que tenham gostado. É a primeira resenha que faço na vida então não sei se ficou boa, comentem criticas e elogios que sempre se pode melhorar algo e obrigado.

P.S. Sim, essa é a mesma postagem do blog da Amanda Steilein, pois fui eu quem escrevi e me vejo no direito de copiar u.u

You Might Also Like

1 comentários

  1. Curti a resenha Gabes, mas você fez um resumo em vez de uma resenha. Não precisava ter comentado tudo que acontece no livro. Mas é nesse caminho ^^

    ResponderExcluir